A Alfa Romeo decidiu apresentar o novo Tonale em Pisa, Itália. Um centro de arte e cultura, mas também local de excelência científica e tecnológica com ‘Scuola Normale Superiore’, na vanguarda da Inteligência Artificial.
A nova gama é diversificada e podemos optar entre versões com motores diesel, híbridos (MHEV) e híbridos plug-in (PHEV). Uma versão 100% elétrica fica para mais tarde, oficialmente, ainda não há uma data definida. O C-SUV desportivo da marca Biscione divide-se entre os níveis de equipamento Sprint, Ti e Veloce.
A gama inicia-se com o Tonale Ibrida disponível a partir de 43.800€
A frente apresenta o novo emblema côncavo tridimensional, inspirado nos históricos 33 Stradale e GT 2000. Também o lendário Trilobe foi reinterpretado, para maximizar a sensação de horizontalidade e dar impressão de um automóvel firmemente enraizado no solo. As aberturas laterais adicionais foram reformuladas na linguagem de corrida dos icónicos Giulia GTA e GTAm.





O Tonale Ibrida integra um motor 1.5 Turbo de quatro cilindros e 175 cv, com Turbo de Geometria Variável (VGT), combinado com uma caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades e tração dianteira; esta é a evolução da tecnologia híbrida de 48V mais recente da marca. Para os que preferem a opção diesel, o 1.6 Diesel de 130 cv está disponível com transmissão automática de dupla embraiagem de 6 velocidades e tração dianteira. O topo de gama é o Q4 Ibrida Plug-In, com tração integral eletrificada, 270 cv, e caixa automática de 6 velocidades.

O equilíbrio das proporções foi aprimorado com uma projeção dianteira mais curta e vias alargadas à frente e atrás.
O perfil lateral destaca-se pelas novas jantes Stile de 19”, fiéis à tradição da marca, e pelas jantes Fori de 20”, com um design técnico e moderno, mais leves que as anteriores. A atualização estética é completada pelos emblemas Alfa Romeo em preto e branco, à frente e atrás — em linha com a estratégia lançada pelo modelo Junior — e pela inscrição “Tonale” em preto na traseira, exclusiva das versões Veloce e Sport Speciale.

Interior – Muito mais que um ‘facelift’
A evolução do C-SUV da Alfa Romeo é sentida sensorialmente pelo design exterior que é acompanhado por um interior mais refinado, com bom gosto. É muito mais do que um simples ‘Facelift’. O painel de instrumentos digital Telescope de 12,3 polegadas e o sistema de infoentretenimento de 10,25 polegadas facilitam a gestão de todas as funções do automóvel, numa experiência semelhante à de um smartphone. A conectividade acontece graças ao Apple CarPlay e Android Auto sem fios, aos serviços digitais Alfa Connect e às atualizações over-the-air (OTA) que mantêm o software atualizado.
Na edição de lançamento Sport Speciale (a partir de cerca de 50.000 em Portugal), destaca-se uma nova iluminação ambiente multicor com efeito gradiente no painel de instrumentos — inspirada na textura da pele da serpente “Biscione”, símbolo da Alfa Romeo — que confere ao interior um toque adicional de modernidade e personalidade.




Pura diversão
O Tonale está mais largo, com uma distância entre eixos aumentada. Mais espaço interior, um comportamento dinâmico eficaz em estrada. O ‘Feeling’ de condução tradicional da marca transalpina está lá. O chassis equilibrado, com boa distribuição de pesos, a suspensão McPherson independente com calibração desportiva na dianteira e na traseira, travões Brembo; a direção é direta e precisa. O resultado geral é muito positivo.
Ao volante sentimos agilidade a desenhar as curvas, um bom compromisso entre desportividade e conforto, sempre pronto a entusiasmar o condutor. Para otimizar o comportamento e as prestações, o modo de condução preferido pode ser escolhido, assim como a afinação da suspensão eletrónica Dual Stage Valve (DSV) que pode ser gerida pelo condutor. Para um melhor equilíbrio entre conforto e manobrabilidade, o sistema brake-by-wire, e a tração integral Q4 AWD no Ibrida Plug-In, contribuem para encontrar o melhor compromisso entre estabilidade, segurança e dinamismo.



A gama é complementada por uma oferta de motorizações — Diesel, Híbrido (MHEV) e Híbrido Plug-In (PHEV) — e por uma estrutura de versões bem definida: desde o Tonale de entrada, já com um nível de equipamento completo, passando pelas versões Sprint, Ti e Veloce.
No que diz respeito à segurança, o modelo garante eficiência como confirmam as 5 estrelas Euro NCAP, oferecendo um pacote de funções avançadas de assistência à condução de nível 2, incluindo Controlo de Velocidade Adaptativo Inteligente com Centragem na Faixa, Assistência em Engarrafamentos, Deteção de Ângulo Morto, Deteção de Tráfego Transversal Traseiro, Monitorização da Atenção do Condutor, bem como o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito com Assistência Inteligente à Velocidade e travagem automática de emergência com deteção de peões e ciclistas. Além destas funcionalidades, duas novas tecnologias importantes melhoram o conforto e simplificam a condução: câmara de alta resolução de 360° com “vista de drone” e estacionamento semiautomático, que facilitam as manobras em todas as condições. Destaque para a assistente virtual ‘Sofia’ – com recurso à inteligência artificial – e as aplicações My Alfa Connect, para gerir o veículo remotamente, e a Free2move Charge para gerir o carregamento do modelo híbrido plug-in.





No exterior, destacam-se os detalhes prateados nas saias laterais e no para-choques traseiro, as pinças de travão Brembo em preto brilhante e as letras “Alfa Romeo” em branco, que reforçam a sofisticação e o dinamismo visual.
A Sport Speciale oferece ainda opções de personalização em todas as cores da paleta, incluindo o teto preto contrastante, disponível também em combinação com o teto de abrir, para uma expressão ainda mais única e exclusiva do Tonale.



