Com mais de 2,7 milhões de unidades vendidas, o Volvo XC60 ultrapassou o clássico 240 e torna-se o Volvo mais vendido da história da marca sueca. Desde a sua estreia em 2008, que o SUV nórdico tem sido um autêntico sucesso de vendas. A atual geração introduziu as motorizações híbridas plug-in, tendo sido o híbrido PHEV mais vendido na Europa no ano passado.
Durante anos, a carrinha Volvo 240 foi a escolha mais popular entre as famílias de todo o mundo. Hoje em dia, o SUV substituiu a carrinha como carro preferido para muitas famílias.
Em 1974, quando foi apresentado, o Volvo 240 veio estabelecer padrões de segurança que se mantiveram relevantes durante décadas. Apresentava, para a sua época, um design de carroçaria avançado com zonas de deformação à frente e atrás, juntamente com um compartimento de passageiros reforçado. O 240 foi também um dos primeiros automóveis a incorporar uma proteção reforçada contra impactos laterais, que mais tarde evoluiu para o Side Impact Protection System – SIPS patenteado pela Volvo. Para além disso, a introdução do banco elevatório para crianças em 1978 constituiu uma inovação a nível mundial.
Em 2008 o Volvo XC60 introduziu o City Safety – o primeiro sistema de travagem automática de emergência a baixa velocidade do mundo, concebido para ajudar a evitar ou atenuar uma colisão a velocidades até 30 km/h. Noutra estreia mundial, o Oncoming Lane Mitigation lançado em 2017, é um sistema capaz de reconduzir o automóvel à sua faixa de rodagem sem se desviar para o sentido contrário.


